sábado, 17 de maio de 2014

PROJETO: SITIO DO PICA PAU AMARELO

“A Criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. O meio de interessar-lhe é falar-lhe à imaginação” - Monteiro Lobato
“MARAVILHOSA FABRICA DE IMAGINAÇÃO DA EMILIA”
PUBLICO ALVO: 2º SÉRIE – Ensino Fundamental – Período Junho

Duração: 1 Mês

JUSTIFICATIVA:

O Sítio do Pica-pau Amarelo –Monteiro Lobato cria uma literatura onde a criança é convidada a sonhar, a imaginar e também a conhecer muito sobre a realidade rural.

A diferença é que em Lobato a criança é livre para argumentar, trocar ideias e tirar suas próprias conclusões. Por isso, pode-se dizer que não há uma lição a aprender nas histórias de Monteiro Lobato, mas um mundo a se pensar, a se viver e construir.

É tarefa da escola criar situações de contato frequente e sistemático com textos literários de qualidade, em especial as obras clássicas que devem constituir o universo imaginário da criança.

E as crianças podem construir, pouco a pouco, intimidade com a linguagem, e após uma interação através da leitura dos textos descobrirem mais deste universo da imaginação e fazer uso de novas palavras e costumes.

Monteiro Lobato, trouxe as nossas historias contextos vivenciados pelas crianças brasileiras, pois antes dele as histórias lidas pelas crianças eram importadas e apresentavam lugares e contextos muito diversos dos da realidade vivida aqui no Brasil.

Também a literatura infantil criada no Brasil não encantava muito as nossas crianças, pois estava mais preocupada em transmitir valores do que propriamente em divertir.

E Monteiro Lobato escreveu ao amigo Godofredo Rangel “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”. E foi exatamente o que ocorreu.

O Sítio do Pica-pau Amarelo foi criado por esta mente privilegiada de Lobato, e tantos anos se passaram e ainda trás aquele encantamento em todas as crianças.

Essa opção justifica-se pelo fato de que, na escola ou em casa, poucos são os momentos nos quais as crianças lêem os clássicos, com isso, perdem a possibilidade de adentrar o universo da literatura infantil.

Por isso, haverá momentos de leitura em voz alta feita pelo professor, leitura compartilhada em pequenos grupos e por meio da organização de círculos de leitura.

Dessa forma, pretende-se desenvolver a autonomia e leitura compartilhada, garantindo, inicialmente, e progressivamente, a organização de situações nas quais os alunos possa também assumir a vontade de aprender e entender o texto e desenvolver as atividades extras relacionadas com pinturas dos personagens da historia.

A sequência está dividida em duas etapas que será dividida em leitura e também com atividades relacionadas a artes utilizando a criatividade do aluno.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades variadas de leitura, artes, comunicação e conhecimento da obra literária e socialização.

Objetivos:

  •  Desenvolver a expressão verbal
  •  Valorização dos livros de literatura infantil
  •  Reconhecer diversos personagens
  •  Desenvolver a criatividade
  •  Desenvolver a socialização
  •  Desenvolver o gosto pela leitura
  •  Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe.

Desenvolvimento

  •  Textos de trechos de conto de fadas
  •  Leitura de livros de literatura infantil
  • Confecção de mural
  • Confecção de álbuns sobre a historia lida
  • Pesquisas sobre os autores dos livros
  • Confecção de personagens da historia
  • Conversas informais sobre o tema
  • Excursão para o sitio do pica pau amarelo na cidade de Mairiporã.
  • Exposição de trabalhos realizados

Ações:

  • Um inventor de historias.
  • Falar a respeito de Monteiro Lobato, de maneira simples para que a criança o conheça melhor e também comentar de outros escritores que se dedicam a escrever historias para crianças.
  • Executar atividade de palavras cruzadas com os nomes de escritores de literatura infantil. (caça autores)
  • Escolher historias de clássicos e transportar para nossa época (Modernização).
  • Conversar com os alunos sobre as historias infantis, ex: Patinho Feio, Cinderela e Pinóquio.
  • Trabalhando com o folclore: Saci Pererê, Cuca, Iara e mula sem cabeça.
  • Trabalhar um quebra cabeça utilizando a lenda Iara – colar em cartolina e pintar recortar para montagem.
  • Palavras cruzadas do sitio do pica pau amarelo, com o nome dos personagens
  • Pinturas do saci Pererê, Emília, Cuca e Rabicó.
  • Acrósticos Literários utilizando palavras de personagens de historias infantis.
  • Confeccionar com palitos de sorvete a boneca Emília e utilizando garrafas Pet
  • Prender o saci na garrafa na Pet

Ordenar historias:

Escolher uma historia retirar um trecho e reproduzir de duas maneiras em frases recortadas, texto completo. Ex: A tartaruga e o coelho.

Completando histórias: Ex: Rapunzel

Responda as perguntas do texto: O que aconteceu com cada personagem em suas historias.

  • Chapéuzinho vermelho
  • Os três porquinhos
  • O patinho Feio.
  • Pinóquio
  • Cinderela
  • Branca de neve
  • João e Maria
  • A bela adormecida

Avaliação:

  • Acompanhar as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças nessa seqüência observando se a criança:
  • Mantém-se atenta enquanto ouve a leitura e concentrada quando realiza suas leituras silenciosamente;
  • Acompanha a leitura em voz alta, retomando trechos lidos anteriormente, fazendo antecipações coerentes.
  • Relê (ou pede que o professor releia trechos), esforçando-se para compreender o que não compreendeu inicialmente.
  • Solicita ajuda do professor ou dos colegas para compreender melhor as atividades.
  • Faz uso do contexto para compreender palavras ou expressões desconhecidas;
  • Participam das conversas apreciativas, citando passagens do texto e complementando as idéias apresentadas pelo grupo.
  • Identifica pistas para interpretação e avaliação dos textos literários que extrapolam o critério de gosto pessoal;
  • Estabelece relações entre suas leituras e outros textos conhecidos e experiências vividas; 
  • Elabora uma indicação literária coerente com a proposta;
  • Ao fazer a indicação, utiliza passagens interessantes do texto para ampliar o interesse.
  • Participam ativamente dos debates, rodas e discussões desenvolvendo o pensamento crítico e a reflexão;
  • Participa das atividades artísticas e lúdicas.
  • Analise do painel resultado do trabalho desenvolvido





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