“A Criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. O meio de interessar-lhe é falar-lhe à imaginação” - Monteiro Lobato
“MARAVILHOSA FABRICA DE IMAGINAÇÃO DA EMILIA”
PUBLICO ALVO: 2º SÉRIE – Ensino Fundamental – Período
Junho
Duração: 1 Mês
JUSTIFICATIVA:
O Sítio do Pica-pau Amarelo –Monteiro Lobato cria uma literatura onde a criança é convidada a sonhar, a imaginar e também a conhecer muito sobre a realidade rural.
A diferença é que em Lobato a criança é livre para argumentar, trocar ideias e tirar suas próprias conclusões. Por isso, pode-se dizer que não há uma lição a aprender nas histórias de Monteiro Lobato, mas um mundo a se pensar, a se viver e construir.
É tarefa da escola criar situações de contato frequente e sistemático com textos literários de qualidade, em especial as obras clássicas que devem constituir o universo imaginário da criança.
E as crianças podem construir, pouco a pouco, intimidade com a linguagem, e após uma interação através da leitura dos textos descobrirem mais deste universo da imaginação e fazer uso de novas palavras e costumes.
Monteiro Lobato, trouxe as nossas historias contextos vivenciados pelas crianças brasileiras, pois antes dele as histórias lidas pelas crianças eram importadas e apresentavam lugares e contextos muito diversos dos da realidade vivida aqui no Brasil.
Também a literatura infantil criada no Brasil não encantava muito as nossas crianças, pois estava mais preocupada em transmitir valores do que propriamente em divertir.
E Monteiro Lobato escreveu ao amigo Godofredo Rangel “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”. E foi exatamente o que ocorreu.
O Sítio do Pica-pau Amarelo foi criado por esta mente privilegiada de Lobato, e tantos anos se passaram e ainda trás aquele encantamento em todas as crianças.
Essa opção justifica-se pelo fato de que, na escola ou em casa, poucos são os momentos nos quais as crianças lêem os clássicos, com isso, perdem a possibilidade de adentrar o universo da literatura infantil.
Por isso, haverá momentos de leitura em voz alta feita pelo professor, leitura compartilhada em pequenos grupos e por meio da organização de círculos de leitura.
Dessa forma, pretende-se desenvolver a autonomia e leitura compartilhada, garantindo, inicialmente, e progressivamente, a organização de situações nas quais os alunos possa também assumir a vontade de aprender e entender o texto e desenvolver as atividades extras relacionadas com pinturas dos personagens da historia.
A sequência está dividida em duas etapas que será dividida em leitura e também com atividades relacionadas a artes utilizando a criatividade do aluno.
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades variadas de leitura, artes, comunicação e conhecimento da obra literária e socialização.
Objetivos:
- Desenvolver a expressão verbal
- Valorização dos livros de literatura infantil
- Reconhecer diversos personagens
- Desenvolver a criatividade
- Desenvolver a socialização
- Desenvolver o gosto pela leitura
- Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe.
Desenvolvimento
- Textos de trechos de conto de fadas
- Leitura de livros de literatura infantil
- Confecção de mural
- Confecção de álbuns sobre a historia lida
- Pesquisas sobre os autores dos livros
- Confecção de personagens da historia
- Conversas informais sobre o tema
- Excursão para o sitio do pica pau amarelo na cidade de Mairiporã.
- Exposição de trabalhos realizados
Ações:
- Um inventor de historias.
- Falar a respeito de Monteiro Lobato, de maneira simples para que a criança o conheça melhor e também comentar de outros escritores que se dedicam a escrever historias para crianças.
- Executar atividade de palavras cruzadas com os nomes de escritores de literatura infantil. (caça autores)
- Escolher historias de clássicos e transportar para nossa época (Modernização).
- Conversar com os alunos sobre as historias infantis, ex: Patinho Feio, Cinderela e Pinóquio.
- Trabalhando com o folclore: Saci Pererê, Cuca, Iara e mula sem cabeça.
- Trabalhar um quebra cabeça utilizando a lenda Iara – colar em cartolina e pintar recortar para montagem.
- Palavras cruzadas do sitio do pica pau amarelo, com o nome dos personagens
- Pinturas do saci Pererê, Emília, Cuca e Rabicó.
- Acrósticos Literários utilizando palavras de personagens de historias infantis.
- Confeccionar com palitos de sorvete a boneca Emília e utilizando garrafas Pet
- Prender o saci na garrafa na Pet
Ordenar historias:
Escolher uma historia retirar um trecho e reproduzir de duas maneiras em frases recortadas, texto completo. Ex: A tartaruga e o coelho.
Completando histórias: Ex: Rapunzel
Responda as perguntas do texto: O que aconteceu com cada personagem em suas historias.
- Chapéuzinho vermelho
- Os três porquinhos
- O patinho Feio.
- Pinóquio
- Cinderela
- Branca de neve
- João e Maria
- A bela adormecida
Avaliação:
- Acompanhar as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças nessa seqüência observando se a criança:
- Mantém-se atenta enquanto ouve a leitura e concentrada quando realiza suas leituras silenciosamente;
- Acompanha a leitura em voz alta, retomando trechos lidos anteriormente, fazendo antecipações coerentes.
- Relê (ou pede que o professor releia trechos), esforçando-se para compreender o que não compreendeu inicialmente.
- Solicita ajuda do professor ou dos colegas para compreender melhor as atividades.
- Faz uso do contexto para compreender palavras ou expressões desconhecidas;
- Participam das conversas apreciativas, citando passagens do texto e complementando as idéias apresentadas pelo grupo.
- Identifica pistas para interpretação e avaliação dos textos literários que extrapolam o critério de gosto pessoal;
- Estabelece relações entre suas leituras e outros textos conhecidos e experiências vividas;
- Elabora uma indicação literária coerente com a proposta;
- Ao fazer a indicação, utiliza passagens interessantes do texto para ampliar o interesse.
- Participam ativamente dos debates, rodas e discussões desenvolvendo o pensamento crítico e a reflexão;
- Participa das atividades artísticas e lúdicas.
- Analise do painel resultado do trabalho desenvolvido
Nenhum comentário:
Postar um comentário