segunda-feira, 19 de maio de 2014

LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais


LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais

O que é surdez?
      Perda parcial ou total da capacidade de ouvir.
      Deficiência auditiva: quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente.
      Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenções cirúrgicas a fim de minimizar ou corrigir o problema. 

  Quem é surdo?
       Surdo: individuo cuja audição não é funcional no dia-a-dia, nasce surdo, não tem a capacidade de ouvir nenhum som;
           Parcialmente surdo todo aquele cuja capacidade de ouvir, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

Língua de Sinais:
      LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL  DE 2002:
  • Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
  • Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
  • Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
  • Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudióloga e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
  • Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.


Curiosidades
      A legislação brasileira reconhece a LIBRAS como língua oficial do país (Lei 10.436/2002), juntamente com o PORTUGUÊS.
      Cada país possui a sua língua de sinais, por exemplo:

EUA = ASL = American Sign Language

França = LFS = Language Française de Signes

Itália = LSI = Lingua di Segnale Italiana
      Quem sabe PORTUGUÊS e LIBRAS são considerados bilíngue.
   
Existem aproximadamente 5.800.000 surdos no Brasil segundo o Censo IBGE 2000.

      1857 - No Brasil o primeiro espaço destinado á educação de surdos foi cedido pelo Imperador Dom Pedro II, que convidou o professor surdo francês Hernest Huet para ensinar alguns surdos nobres.
      Depois de 1 ano foi fundado o Instituto Dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, hoje em dia é conhecido por Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES.
    O Dia Nacional do Surdo no Brasil é 26 de setembro, data em que foi inaugurada a primeira escola para Surdos no país em 1857
      Primeiro aluno a defender mestrado no Brasil, foi Ademar Miller Junior estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) em 29 de julho de 2013.
      BRENDA COSTA (1982) - primeira modelo surda brasileira.
      Marlee Matlin (1965) e Deanne Bray (1971) - atrizes americanas surdas.
      Emmanuelle Laborit (1971) - atriz francesa.
      Sue Thomas (1950) - conseguiu licenciar-se em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Começou a trabalhar para o FBI como analisadora de impressões digitais, mas passou a fazer parte de uma equipe de investigação devido ao seu talento para a leitura labial.


Referencias
      http://culturasurda.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário