sábado, 17 de maio de 2014

Projeto Ambiental - A humanidade e sua influência no Meio Ambiente


TEMA: Diversos lugares e modificações do meio ambiente.

Disciplinas envolvidas no trabalho em projetos: História, Geografia, Ciências, Português e Artes

Alunos da 3º ano Ensino Fundamental

O que o aluno poderá aprender com este projeto?
Identificar os elementos que compõem o ambiente natural e estabelecer relações entre os animais e o ambiente; planejar maquete com o conhecimento adquirido em aulas anteriores como o lugar onde estudam e também conhecer outros lugares como exemplo África, vegetação, clima, pirâmides e conhecer o que tem em seu entorno as modificações que o ser humano faz no ambiente.
Duração do projeto: 4 meses
As atividades das aulas serão realizadas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As relações dos animais com o ambiente e modificações que os seres humanos fazem no ambiente.
Estratégias e recursos
Atividade – Construir uma maquete com o habitat de animais em diversos ambientes:
- África- Deserto – Pirâmide - Dromedário - Modificação do Ambiente Natural.
- Brasil- Floresta Amazônica – Onça Pintada – Rio Amazonas – Peixe-Boi -Desmatamento.
- Cidade – Urbanização – Desmatamento - Reciclagem do Lixo - Poluição.

Material
Papel sulfite para atividades
Cola comum e de isopor, folha e bolas de isopor, cartolina de uma face (para pirâmide e árvores), papel crepom,  lápis de cor e cera de diferentes cores, garrafas pet, latinhas de alumínio para fazer as árvores, tintas, arame para as árvores, desenhos no sulfite de animais: Leão, Tigre, Girafa, Elefante, Cabrito, Hipopótamo, Zebra, Dromedário, Onça e outros (pintura realizadas pelas crianças) palito de dente e churrasco para fixar no isopor e caixas de suco para fazer prédios e casas. 
1º momento - O professor faz o planejamento prévio com as crianças e combina o que deve representar na maquete do habitat dos animais: 
- Deserto - Clima - Animal- Camelo – Dromedário - Classificação (AFRICA)
- Vegetação – Savanas – Clima - Animais Hipopótamo vulnerável a extinção -classificação (AFRICA)

- Floresta Amazônia – clima – animais - onça pintada – rios - classificação (BRASIL)

- Cidades e seus problemas – Urbanização - Poluição

(a)  O meio físico e os elementos da natureza;

b) Os seres vivos que se relacionam nesse lugar;

c) Os animais que podem estar vulnerável a extinção.

2º momento - O professor divide as tarefas entre as crianças para a construção da maquete e trabalha de forma cooperativa. Os alunos  se organizam em diferentes grupos para:
a) Desenhar os animais;
b) Recortar com a tesoura os desenhos dos animais.
c) Desenhar os rios e oceano, pintar e colocar as árvores.
d) Colocar a ponte feita de garrafa PET
 e) Montar as árvores feitas de latinhas de alumínio: e os toquinhos representando árvores cortadas pelo homem exemplificando o desmatamento.
f) Elementos representativos para compor a maquete onde houve a modificação do ambiente pelo homem casas, prédios e pirâmides.

3º momento - As crianças expõem a maquete e explicam para os visitantes o que fizeram e quais as relações que estão representadas na maquete:
a) Relações de clima;
b) Relações de interação entre os animais, as plantas, os lagos, rios, a luz, o calor e o ar;
c) Relações de vegetação e como o homem tem interferido no meio ambiente.
d) E como as cidades estão crescendo e invadindo espaços naturais, causando grandes modificações na paisagem.
e) Desenvolvimento de atividade com reciclagem.
As explicações das crianças se desenvolvem de um modo bem peculiar, com um nível de linguagem de acordo com o sentido atribuído por elas aos elementos que compõe um ecossistema.
Avaliação

As crianças serão avaliadas em suas habilidades de coordenação motora fina, de organização de idéias, de argumentação, de orientação espacial e o conhecimento sobre animais e o seu habitat e principalmente na socialização no trabalho em equipe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário