TEMA: Diversos lugares e modificações do meio ambiente.
Disciplinas
envolvidas no trabalho em projetos: História, Geografia, Ciências, Português e
Artes
Alunos da
3º ano Ensino Fundamental
O que o
aluno poderá aprender com este projeto?
Identificar os
elementos que compõem o ambiente natural e estabelecer relações entre
os animais e o ambiente; planejar maquete com o conhecimento
adquirido em aulas anteriores como o lugar onde estudam e também conhecer
outros lugares como exemplo África, vegetação, clima, pirâmides e conhecer o
que tem em seu entorno as modificações que o ser humano faz no ambiente.
Duração
do projeto: 4 meses
As atividades das aulas serão realizadas em diferentes momentos com
duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As relações dos animais com o
ambiente e modificações que os seres humanos fazem no ambiente.
Estratégias e recursos
Atividade – Construir uma maquete com
o habitat de animais em diversos ambientes:
- África-
Deserto – Pirâmide - Dromedário - Modificação do Ambiente Natural.
- Brasil-
Floresta Amazônica – Onça Pintada – Rio Amazonas – Peixe-Boi -Desmatamento.
- Cidade
– Urbanização – Desmatamento - Reciclagem do Lixo - Poluição.
Material
Papel sulfite para atividades
Cola comum e de isopor, folha e
bolas de isopor, cartolina de uma face (para pirâmide e árvores), papel
crepom, lápis de cor e cera de diferentes cores, garrafas pet, latinhas
de alumínio para fazer as árvores, tintas, arame para as árvores, desenhos no
sulfite de animais: Leão, Tigre, Girafa, Elefante, Cabrito, Hipopótamo, Zebra,
Dromedário, Onça e outros (pintura realizadas pelas crianças) palito de dente e
churrasco para fixar no isopor e caixas de suco para fazer prédios e casas.
1º
momento - O
professor faz o planejamento prévio com as crianças e combina o que deve
representar na maquete do habitat dos animais:
- Deserto
- Clima - Animal- Camelo – Dromedário - Classificação (AFRICA)
- Vegetação
– Savanas – Clima - Animais Hipopótamo vulnerável a extinção -classificação (AFRICA)
- Floresta
Amazônia – clima – animais - onça pintada – rios - classificação (BRASIL)
- Cidades
e seus problemas – Urbanização - Poluição
(a)
O meio físico e os elementos da natureza;
b) Os
seres vivos que se relacionam nesse lugar;
c) Os
animais que podem estar vulnerável a extinção.
2º
momento - O
professor divide as tarefas entre as crianças para a construção da maquete e
trabalha de forma cooperativa. Os alunos se organizam em
diferentes grupos para:
a) Desenhar
os animais;
b) Recortar com a tesoura os desenhos dos animais.
c) Desenhar os rios e oceano, pintar e colocar as árvores.
b) Recortar com a tesoura os desenhos dos animais.
c) Desenhar os rios e oceano, pintar e colocar as árvores.
d) Colocar a ponte feita de
garrafa PET
e) Montar as árvores feitas de latinhas de alumínio:
e os toquinhos representando árvores cortadas pelo homem exemplificando o
desmatamento.
f) Elementos representativos para
compor a maquete onde houve a modificação do ambiente pelo homem casas, prédios
e pirâmides.
3º
momento -
As crianças expõem a maquete e explicam para os visitantes o que fizeram e
quais as relações que estão representadas na maquete:
a) Relações de clima;
b) Relações de interação entre os
animais, as plantas, os lagos, rios, a luz, o calor e o ar;
c) Relações de vegetação e como o
homem tem interferido no meio ambiente.
d) E como as cidades estão
crescendo e invadindo espaços naturais, causando grandes modificações na
paisagem.
e) Desenvolvimento
de atividade com reciclagem.
As explicações das
crianças se desenvolvem de um modo bem peculiar, com um nível de linguagem de
acordo com o sentido atribuído por elas aos elementos que compõe um
ecossistema.
Avaliação
As crianças serão avaliadas em suas habilidades de
coordenação motora fina, de organização de idéias, de argumentação, de
orientação espacial e o conhecimento sobre animais e o seu habitat e principalmente
na socialização no trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário